sem folia

Santa Maria não terá Carnaval de Rua pelo quinto ano consecutivo

18.386

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Último ano do Carnaval de Rua em Santa Maria foi em 2015

O Carnaval de Rua de Santa Maria não sairá pelo quinto ano consecutivo. A decisão foi tomada pela Associação Aliança pelo Samba, que reúne as sete escolas da cidade, e comunicou a prefeitura da decisão ainda na última sexta-feira. Com isso, o maior município da região central do Estado seguirá desde 2016 sem a festividade popular. O presidente da associação, Leonardo Ribeiro, afirma que foi preciso "jogar a toalha frente às adversidades e à falta de tempo e de dinheiro". Segundo ele, falta entendimento por parte do empresariado local e também do próprio poder público que a realização do Carnaval "dá lucro à prefeitura e movimenta o comércio":

- Não restou outra coisa, a não ser jogar a toalha. Falta, infelizmente, pensar a cultura em Santa Maria e, claro, o próprio Carnaval que hoje, praticamente, morreu em nossa cidade. Vamos buscar o prefeito e os pré-candidatos (à prefeitura) para tratar quanto à viabilidade de políticas públicas para a cultura local. 

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Além disso, Ribeiro afirma que não haveria tempo hábil para buscar Corpo de Bombeiros para a liberação de alvarás e a própria prefeitura, para se ter o conjunto mínimo de apoio logístico para colocar o bloco na rua, resume. O presidente da associação faz, contudo, um mea culpa ao dizer que a associação precisa dar celeridade a um processo de atualização e de organização interna "para colocar a casa em dia". Ou seja, obter os alvarás necessários - junto à prefeitura e Corpo de Bombeiros -, quitar tributos municipais e regularizar documentos e validar outros, cita.

Do lado da prefeitura, a secretária de Cultura, Marta Zanella, diz se solidarizar à associação. Porém, ela reforça o entendimento de que o Executivo municipal, frente às restrições orçamentárias, não tem como aportar recursos para a realização do Carnaval de Rua:

- Seremos sempre parceiros das escolas de samba. Mas, infelizmente, não temos como colocar dinheiro público do contribuinte (no Carnaval). Até porque a prefeitura sempre tem tantas carências e tantas outras necessidades mais emergenciais. Essa é uma realidade que não é só de Santa Maria. 

A festividade não ocorre mais há cinco anos. O período leva em conta o último da gestão do então prefeito Cezar Schirmer (MDB), em 2016, e, agora, os quatro anos do governo Jorge Pozzobom (PSDB). 

A prefeitura emitiu uma nota à reportagem em que "reafirma o compromisso de apoiar o evento carnavalesco, caso ele ocorresse, (...) disponibilizando parte da infraestrutura necessária. Porém, sem recursos financeiros públicos municipais".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: assine o Diário impresso e concorra a um carro e quatro TVs Anterior

VÍDEO: assine o Diário impresso e concorra a um carro e quatro TVs

Próximo

Asmar não recebe lixo da coleta seletiva desde dezembro

Geral